UFG e Secti

Reunião entre UFG e Secti encaminha parcerias na área de inovação

Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi recebido no gabinete da Reitoria

Parcerias na área de inovação e ampliação do acesso ao ensino superior estiveram na pauta da reunião entre a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) na última segunda-feira (9/10). O secretário José Frederico Lyra Netto e o subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital, Robert Bonifácio da Silva, foram recebidos pela reitora Angelita Pereira de Lima e pelo vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho.

No encontro foram acertados detalhes do lançamento do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado), que irá funcionar na UFG com gestão compartilhada com o governo estadual e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O lançamento da pedra fundamental está previsto para a segunda quinzena de outubro. A sugestão do secretário é de que o evento faça parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A resolução que cria o Cempa-Cerrado foi aprovada na sessão do Conselho Universitário (Consuni) da UFG em abril deste ano. O objetivo do centro é realizar estudos por meio de modelagem numérica e dados de satélite, gerando com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para a região Centro-Oeste do Brasil, além de cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos.

Na reunião também foi discutida a articulação entre a educação profissional e tecnológica e a Universidade, de modo a incentivar e garantir o acesso dos estudantes ao ensino superior. A reitora ressaltou que essa discussão deve se dar com vistas ao acesso, permanência e êxito acadêmico. O vice-reitor acrescentou que essa articulação – uma realidade em outros países – é fundamental para responder às demandas de desenvolvimento nacional.

UFG e Secti
Reunião discutiu estratégias para maior articulação entre ensino técnico e ensino superior

Fonte: Secom UFG

Categorias: NOTÍCIAS CONV