UFG assina acordo de cooperação com Iphan, Funape e Prefeitura de Goiás

Convênio viabiliza a implantação de um Canteiro Modelo de Conservação na cidade de Goiás

Texto: Fabrício Soveral
Fotos: Carlos Siqueira

Ybipitanga

O histórico Colégio Sant’Ana, fundado em 1889, na cidade de Goiás, foi o local da assinatura simbólica de um acordo de cooperação técnica, nesta terça-feira (10/10), entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) - através do projeto Ybipitanga -, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/GO), a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e a Prefeitura de Goiás. O convênio viabiliza a execução do Canteiro Modelo de Conservação (CMC) - Canteiro Vila Boa, programa do Iphan que prevê ações coordenadas de desenvolvimento de projetos e monitoramento de intervenções em bens tombados.

Entre os objetivos do convênio estão a promoção da conscientização da cidade de Goiás como patrimônio cultural, a formação de profissionais com sensibilidade para atuar na preservação dos bens e o acompanhamento de obras nas intervenções em edificações de valor cultural. No caso do Canteiro Vila Boa, um grande diferencial é a preocupação com as famílias que residem no centro histórico de Goiás, tanto que o projeto Ybipitanga reúne integrantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social da UFG.

Manifestações

De acordo com a professora Karine Oliveira, coordenadora do Ybipitanga, levantamentos a respeito das pessoas que vivem nesses locais indicam que a maioria é considerada em situação de pobreza ou baixa renda, o que indica uma população sem recursos para fazer a adequada recuperação e preservação dos bens que compõem o patrimônio histórico.

“A interface entre a Arquitetura e Urbanismo e o Serviço Social é extremamente potente e inovadora no Ybipitanga, isso sinaliza novos debates teóricos no campo do Patrimônio que também podem reverberar na formulação de políticas públicas patrimoniais”, argumentou Karine.

A vice-diretora do Câmpus Goiás, Denise Alves, e a diretora executiva da Funape, Sandramara Matias Chaves, destacaram a importância das parcerias que oferecem um olhar mais humano sobre as ações da Universidade.

“O papel da universidade pública é universalizar o saber e o conhecimento produzido em prol da sociedade, só que esse papel a gente não consegue cumprir sozinho, então a formação de parcerias é fundamental”, destacou Denise.

Ybipitanga

“Esse projeto tem a possibilidade de se consolidar como um espaço não só de pesquisa, mas também de ensino, de extensão e de cultura, um projeto que oferece um importante olhar para as pessoas, para os cidadãos e para a preservação do ambiente em que elas vivem”, disse Sandramara.

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, fez agradecimentos aos parceiros do acordo e ressaltou a importância do projeto. “Esse é um projeto inovador porque não tem como objeto apenas os bens imóveis, mas uma preocupação especial com as pessoas, temos aqui um projeto onde cursos da Universidade, de diferentes áreas, conversam e desenvolvem ideias juntos. Temos certeza de que ele será um instrumento de transformação local”.

Ybipitanga

O superintendente do Iphan/GO, Pedro Wilson Guimarães; o secretário municipal de Planejamento, Urbanismo e Captação de Recursos de Goiás, Renan Barros Oliveira Neto; a chefe do Escritório Técnico do Iphan em Goiás, Renata Galvão; e a arquiteta e também coordenadora do Ybipitanga, Tálita Nogueira; também participaram da mesa diretiva do evento de assinatura do convênio.

Projeto Ybipitanga

Ybipitanga é um projeto de extensão e cultura do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Goiás da UFG, na perspectiva de um Escritório Público de Arquitetura e Urbanismo. A atuação é voltada exclusivamente para os os moradores residentes nas áreas tombadas e de entorno na cidade de Goiás, em situação de vulnerabilidade social, cujos imóveis apresentam arcabouço de técnicas construtivas tradicionais.

Equipe do Projeto Ybipitanga - Câmpus Goiás UFG

Fonte: Reitoria Digital UFG